domingo, 25 de julho de 2010

Jogos para os dias de chuva

Jogos para dias de chuva

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Fonte bibliográfica (adaptação):

Educação Física no cotidiano escolar,

Solange Valadares e Rogéria Araújo, Editora Fapi.

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1. O QUE NÃO COMBINA?

♥ Formação: Na sala de aula, o professor fará uma rodinha, com os alunos sentados.

♥ Desenvolvimento: O professor conversa com as crianças e explica que falará quatro coisas para que elas descubram uma que não combina.

Exemplos:

- boneca, bola, botão, peteca.

- sapato, tênis, bota, sabão.

- violeta, margarida, batata, rosa.

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2. MEU ESPELHO

♥ Formação: em duplas.

♥ Desenvolvimento: O professor explica que uma das crianças será o espelho do outro (a que imitará os gestos), isto é, todo gesto que um fizer, seu par deverá imitá-lo. O professor dá um sinal de início para começar a brincadeira. Sugestão: use música instrumental com ritmos variados para deixar a brincadeira mais divertida. Depois, o professor pedirá para que as crianças troquem os papéis.

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3. PROCURAR OS PARCEIROS

♥ Formação: as crianças ficarão espalhadas na sala.

♥ Desenvolvimento: O professor seleciona diversas gravuras (colar em cartolina) e recorta-as de forma que formem vários quebra-cabeças. No verso das peças de cada um dos quebra-cabeças, o professor utiliza um sinal (ou número) para marcar; observando que cada quebra-cabeça deverá ter um sinal diferente. Misturar as peças e distribuir uma para cada criança. Ao dar um sinal, as crianças observarão o sinal atrás de sua peça e deverão procurar os colegas que possuem as peças com o mesmo sinal, agrupando-se em algum espaço pela sala. As crianças deverão montar o quebra-cabeça.

Sugestão: use música instrumental como "marcadora" do tempo da atividade.

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4. O BARQUINHO

♥ Formação: crianças em roda ou em seus lugares. Precisa de um barquinho de papel.

♥ Desenvolvimento: O professor explica a brincadeira que consiste em repetir uma frase completando-a de acordo com o combinado: - " Lá vai o barquinho carregado de ...". Exemplo: frutas, flores, animais, etc.

A criança que recebe o barquinho, repete a frase acrescentando no final a "carga" que foi combinada (de acordo com a categoria estabelecida) e passa para o colega ao lado. E assim, sucessivamente, passando o barquinho de criança para criança, até que se esgote o que levar no barquinho.

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5. O BARBANTE MALUCO

♥ Formação: duas equipes de crianças em fila. Dois rolos de barbante.

♥ Desenvolvimento: Explicar a brincadeira antes. Ao sinal do professor, a primeira criança de cada equipe, passará o barbante pela sua cintura, dando três voltas, e entregará o rolo ao colega de trás, que fará o mesmo, e assim por diante, até chegar à última criança da equipe.

Quando a última terminar, começará a deserolar o barbante da cintura, enrolando-o outra vez no rolo, e assim sucessivamente, até chegar de novo na primeira criança. Será vencedora a equipe que apresentar ao professor o rolo de barbante novamente enrolado.

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6. ADIVINHE O OBJETO

♥ Formação: As crianças em roda ou em seus lugares.

♥ Desenvolvimento: Uma das crianças fica do lado de fora da sala. O professor combina com as crianças qual OBJETO da sala que o colega deverá descobrir. Após combinarem, o professor pede à criança que volte e lhe diz que, após fazer perguntas aos colegas, deverá tentar descobrir qual foi o objeto escolhido pela turma.

Só poderão ser feitas perguntas como:

- Ele é grande ou pequeno?

- É pesado ou leve?

- Qual é sua cor?

- É de algum colega da sala?

- É comprido ou curto?

Depois das respostas, a criança poderá fazer três tentativas de acerto. Se conseguir acertar, poderá escolher seu substituto; caso contrário, deverá pagar uma prenda (fazer uma imitação, cantar, etc). A brincadeira é reiniciada com a escolha de outro objeto.

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7. BARRACA DE FRUTAS

♥ Formação: crianças à vontade na sala, sentadas, se possível em roda.

♥ Desenvolvimento: Cada criança receberá um número (prender na roupa de forma que todos possam ver o número). Uma criança inicia a brincadeira dizendo:

" - Vendo frutas e tenho 12 maçãs na minha barraca."

A criança que tem o número 12 levanta-se e responde:

" - Engana-se, senhor, há 9 maçãs (ou outro número) em sua barraca."

Será a vez da criança com o número 9 ficar de pé e repetir a frase, falando outro número.

E assim por diante, até que todas tenham participado. A última criança a falar deverá dizer:

"- Senhor, não há mais maçãs em sua barraca."

Os números não poderão ser repetidos. Por isso, as crianças deverão ficar atentas!!!

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8. O CHAPÉU DO MANOEL

♥ Formação: As crianças ficam sentadas em rado, no centro da roda fica o professor.

♥ Desenvolvimento: Explicar as regras antes do jogo. A criança não poderá rir e nem falar, somente negar, balançando a cabeça, e apontar para outro colega.

O professor diz às crianças:

"- O senhor Manoel perdeu seu chapéu. Ele disse que uma criança achou e escondeu em sua casa. O senhor Manoel não sabe quem foi, mas eu estou achando que foi (diz o nome de uma criança)", e aponta para a criança na rodinha.

A criança não poderá rir, nem falar, somente negar (balançando a cabeça) e aponta para outro colega. O colega, por sua vez, deverá ter a mesma reação, e assim por diante.

A primeira criança que rir, ou falar, ou demorar a responder com a cabeça, pagará uma prenda, ou esperará a próxima rodada.

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