domingo, 25 de julho de 2010

SUGESTÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL

Berçário
Posso me movimentar?
Objetivos:
# Perceber que o nosso corpo bem como o dos animais possui partes que permitem realizar movimentos.
# Entender a importância dos movimentos corretos e harmônicos para a estabilidade física, psicológica e social do nosso corpo.

Diálogo:
# Como vem para a escola?
# Quem traz?
# Como o pai ou a mãe trazem a criança (de bicicleta, de carro, a pé)?
# Mora perto ou longe da escola?
# Mamãe trabalha fora? Onde?
# Tem irmãozinhos? Quantos?

Canto:
Todos os patinhos
Sabem bem nadar,
Sabem bem nadar,
Cabeça para baixo
Rabinho para o ar. (BIS)
Quando estou com frio
Da água vou sair,
Da água vou sair,
Depois em grande fila
Pro ninho eu quero ir. (BIS)

Coreografia:
# As crianças andam em círculo, param, baixam a cabeça e, com as mãos para trás, fazem o movimento do rabinho, continuam girando e depois, caminhando como patinho vão seguindo um atrás do outro.
# Banheira com água, colocar pato de borracha ou plástico, e cantar.
Durante o canto, observar como as crianças estão realizando os movimentos.
Localização:
Quais as partes do corpo que eles movimentaram durante a cantiga?
Exemplos – mãozinha – para que serve?
- cabeça – (idem)
# Para que serve seu pezinho, sua mão, seus olhos, sua boca, suas orelhas...
Ciências:
# Traçar um paralelo entre a alimentação dos patinhos e das crianças.
Matemática:
# Confeccionar um painel onde apareçam patinhos, (asas e pés), lago, borboletas voando (alto e baixo), pássaros, etc.
# Cantar a música.
# Quantos patinhos estavam nadando?
# Quantos pés os patos têm?
# Quantas asinhas cada pato tem?
# E assim sucessivamente.

Educação Física:
# Andar de gatinhas, circulando ou passando por baixo de obstáculos. Exemplo: caminhas, cadeiras, arcos da linha movimento;
# Esticar-se e deixar que um colega o ajude a rolar como se estivesse enrolando e desenrolando um tapete. Alteram-se as funções de cada participante;
# Usando todo o corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente e no chão, arrastar-se como cobra (utilizar as mãozinhas e os pezinhos da linha movimento);
# Imitar os animais (pato, gato, cachorrinho...);
# Trabalhar com a cabeça e o pescoço, levantar, abaixar, virar para o lado da janela, da porta;
# Mover as partes da face (os olhos, a língua, passar a língua ao redor dos lábios);
# Mover-se para a frente e para trás puxando um material;
# Jogos de caretas: na frente de um espelho, fazer caretas, experimentando várias expressões.

Produção Textual e Artes
# Encenar a música com gestos;
# Fazer um quebra-cabeças com o corpo humano e com animais;
# Sugestões: brincadeiras livres com jogos de encaixe, cachorro, tartaruga, palhaço.

2 – 4 anos
Eu posso me movimentar?
Objetivo:
# Perceber que o nosso corpo possui partes que permitem realizarmos movimentos;
# Entender a importância dos movimentos corretos e harmônicos para a estabilidade física, psicológica e social do nosso corpo.

Diálogo:
# O professor deverá conversar informalmente com as crianças sobre como elas vêm para a escola (a pé, de carro, de ônibus...), observando a movimentação deles na sala de aula e as brincadeiras;
# Questionar como são as brincadeiras deles, do que brincam, ressaltando a importância de nos movimentarmos.

Canto
Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.
Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
Só três patinhos voltaram de lá.
Três patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
Só dois patinhos voltaram de lá.
Dois patinhos foram passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.
Um patinho foi passear
Além das montanhas para brincar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
E nenhum patinho voltou de lá.
Puxa, mamãe patinha ficou tão triste naquele dia
Aonde será que estavam os seus filhotinhos?
Mas esta história vai ter um final feliz.
Sabe por quê?
A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas, na beira do mar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
E cinco patinhos voltaram de lá.

Coreografia:
# cinco patinhos – mostrar os cinco dedos.
# foram passear – movimento da mão e braço direito como se fosse uma cobrinha.
# além das montanhas para brincar – mão direita atrás da nuca.
# a mamãe falou quá, quá, quá, quá – abrir e fechar dos dedos.
# só quatro patinhos voltaram de lá – mostrar quatro dedos.
# e assim consecutivamente...
(durante o canto, observar como as crianças estão realizando os movimentos).
LOCALIZAÇÃO (questionamento oral e gestual).
* Quais as partes do nosso corpo que se movimenta?
Educação Física
# andar com passo de gigante, de anão...
# marchar com passo de pato, pernas bem esticadas;
# imitar o andar de um patinho, de cócoras – imitar o andar da mamãe pata, de cócoras (diferenciando maior e menor);
# imitar outros bichos;
# imitar o andar e sons imitidos.
* Quais as partes do corpo que movimentamos durante a cantiga?
* Vamos repetir a cantiga fazendo gestos?

Confeccionar um painel contendo:
- uma paisagem com montanhas, lago e campo (importante: um bolso atrás da montanha) - mamãe pata e os cinco patinhos (com velcro, personagens móveis).
Matemática:
Utilizando o painel confeccionado, cantar novamente a cantiga, enfocando a linguagem matemática (adição, subtração, multiplicação...).

Ciências:
Exploração do painel:
# ambiente em que os patos vivem e em que nós vivemos;
# alimentação (fazendo paralelo: patos e nós);
# cuidados – relação pais/filhos;
# partes do corpo;
# corpo coberto de penas, para que elas servem – vestuário.

Produção textual:
# ilustrar
# recortar a história (a professora escrever o que as crianças contam)
# podem criar outros personagens, obstáculos...
# imaginar o que tinha atrás da montanha
# o que será que a pata fez quando voltou com os cinco patinhos?
# etc.

Artes:
# trabalhos de colagem, pintura com lápis de cor, giz de cera, tinta (patinho, mamãe pata, montanha, lago, etc...). Montar a paisagem com as figuras distribuídas às crianças. Deixar que falem a respeito.

5 – 6 anos
EU SOU ASSIM
Objetivo: perceber-se como um todo, identificando suas partes e respectivas funções, pelo conhecimento, organização, integração e expressão de seu esquema corporal.
1ª parte (motivação)
Diálogo
A professora deverá incentivar as crianças a conterem sobre o seu desenvolvimento, livre e espontaneamente.
Canto
Agora eu quero ver
I
Agora eu quero ver
Quem consegue me acompanhar
Mexendo a cabecinha
Muito bem vou continuar.
II
Agora eu quero ver
Quem consegue me acompanhar
Mexendo a boquinha
Muito bem vou terminar.
Coreografia:
Formada a roda as crianças cantam e, ao citar cada parte do corpo, deverão mexê-la.
Ao comando de um líder é repetida a canção, modificando-se a parte do corpo citado.

Localização:
Exercícios (sob forma de perguntas e respostas gestuais).
# O que diz meu corpo?
- Meu pescoço diz que vai cair de um lado para outro.
- Minha diz que vai cair de um lado para outro.
- Minha boca diz que vai fechar com força e depois abrir lentamente.
- Meu nariz diz que vai cheirar.
- Meus ouvidos dizem que vão escutar.
- Meus pés dizem sim e dizem não (movimento para cima e para baixo e de um lado para o outro).
# Que fazem minhas pernas?
- andam devagar, andam depressa, correm, pulam, se dobram, se esticam.
- Fazem bicicleta (deitado, movimenta as pernas flexionando-as e estendendo-as).
- Fazem tesoura (deitado eleva e abaixa as pernas, verticalmente, alternando as pernas).

Exercícios:
(Sob a forma de perguntas e respostas – imitações)
# Quem é capaz de caminhar como a mamãe?
# Quem é capaz de caminhar como o papai?
# Quem é capaz de caminhar como a vovó?
# Quem é capaz de engatinhar como o nenê?
# Quem é capaz de rola como o gatinho?
# Quem é capaz de saltar como o sapo?
# Quem é capaz de lançar um pratinho de papelão bem longe?
# O que dizem meus ombros?
- Não sei. Não me interesso (levanta e baixa os ombros).
- Estou cansado! (baixa os ombros).
- Que frio! (ombros para frente).
- Que calor! (ombros para trás).
- Sou forte! (levanta os braços flexionando com as mãos fechadas).
# O que fazem meus braços?
- Imitam os pássaros voando.
- Movem-se para andar.
- Abraçam meus amiguinhos.
- Embalam o nenê.
# O que dizem e fazem as minhas mãos?
- Olá! (introduzir – Bom dia! - Boa tarde! - Boa noite! Movimento de abano).
- Vamos abrir a porta? (movimento rotativo da mão de fora para dentro).
- Vamos fechar a porta? (movimento rotativo da mão de fora para dentro, virando a palma da mão para baixo).

Bonequinho de Pau
Eu sou um bonequinho de pau, de pau,
Que mexe os bracinhos assim, assim
Eu sou bonequinho de pau.
Coreografia:
Formada a roda as crianças cantam, e ao citar cada parte do corpo deverão mexê-la.
Ao comando de um líder é repetida a canção, modificando-se a parte do corpo citada.
Quadrilha
“Cada mão tem cinco dedos
médio, indicador e anular
o menor chama-se mínimo
e o mais grosso polegar”.
Obs.: à medida que os dedos são citados, eles devem ser mostrados.

“Este foi ao mato (apresenta o mínimo)
Este ajudou (apresenta o anular)
Este achou um ovo (apresenta o médio)
Este fritou (apresenta o indicador)
E este... papou”! (apresenta o polegar)
# Ilustrar as quadrilhas.

Enigma matemático
Esta é uma
mãozinha.
Você lembra
o nome dos dedinhos?
Em uma mão
tenho_________
dedos.
Dobrei 1 dedo,
que é o dedo
maior, chamado
________________.
Depois dobrei mais 2
dedos, o vizinho do dedo
médio e do polegar, chamado
de ________, e o dedo menor,
chamado de ___________.
Ficaram __________ dedos.
# Montar um quebra-cabeça do esquema corporal.
# Distribuir para crianças uma parte do corpo de uma figura humana (cabeça) e solicitar que completem a figura.
OS 3 EIXOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O currículo da Educação Infantil está estruturando em 3 eixos básicos:
→ o brincar
→ o movimento
→ o conhecimento de si e do outro
Berçário OBJETIVOS CONTEÚDOS
# Incentivar as vocalizações e as silabações da criança e outros sons da linguagem imitando-a e levando-a a fazer auto-imitação;
# Acompanhar linguagem verbal;
# Aceitar que fale errado, mas repetir de Expressão Oral


forma correta o que falou;
# Desenvolver hábitos sociais (cumprimentar na chegada e despedir-se na saída);
# Falar com diferentes entonações de voz para a criança imitar.
# Acompanhar a linguagem de gestos;
# Solicitar verbalmente que realize uma ação dentro do seu contexto;
# Dar ordens simples, uma de cada vez para que a criança a realize;
# Estimular a criança a expressar suas vontades combinando gestos com palavras. Expressão Corporal
# Mostrar objetos às crianças e ajudá-las na movimentação do mesmo para tomar a forma dos mesmos;
# Brincar com a criança levando-a a imitar atitudes da vida diária;
# Acompanhar músicas infantis com gestos. Dramatização
# Colocar a criança em frente ao espelho pedindo que mostre alguns elementos do seu corpo;
# Estimular a aprendizagem dizendo para a criança para que serve seu pezinho, sua mão, seus olhos... Conhecimentos do Corpo
# Proporcionar que ouça músicas, versinhos infantis;
# Tocar músicas calmas na hora de dormir para que a criança tenha um sono mais tranquilo. Hábitos de saúde mental
# Mostrar objetos familiares dizendo seu nome e falando sobre eles, estimulando a visão e a audição;
# Oferecer revistas e livrinhos com gravuras de objetos familiares;
# Oferecer variedades de objetos multicoloridos e de várias texturas para a criança segurar;
# Oferecer à criança quando pequena a estimulação tátil; segurando-a no colo, para tocar, afagar. Estimulação dos órgãos do sentido
# Brincar de esconde-esconde;
# Bater palmas acompanhando as canções;
# Desenvolver hábitos sociais (jogar beijinhos). Expressão Corporal
# Brincar com brinquedos onde a criança possa puxar o cordão;
# Empurrar e puxar caixas e outros objetos. Movimento com o corpo em atividades amplas
# Manipular os blocos lógicos ou materiais que possibilitam agrupamentos. Sereações Variadas

MATERNAL “A” DE 2 A 3 ANOS OBJETIVOS CONTEÚDOS
# Incluir um alimento de cada grupo na alimentação diária, ensinando hábitos de higiene e boas maneiras durante as refeições. Boas maneiras
# Procurar somar as diferenças alimentares incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras. Alimentação
# Estimular a formação de hábitos de higiene e corporal, ambiental e alimentar. Higiene: maneira correta de escovação, após as refeições.
# Desenvolver a habilidade de apresentar idéias e saber ouvi-los, ampliando o vocabulário da criança, favorecendo seu relacionamento social. Expressão oral
# Executar movimentos com o corpo e membros superiores e inferiores. Movimentos com o corpo e membros (andar, subir, enrolar-se, correr, puxar, empurrar, arrastar).
# Expressar-se corporalmente, oralmente e através de grafismos. Expressão corporal, oral e através de grafismo (rabiscar, folhar, imitar, contar, dançar, conversar).
# Criar hábitos de socialização, higiene mental e física. Saúde mental e física (ouvir, emprestar, usar o vaso sanitário, vestir-se).
Desenvolver a capacidade de interagir no meio, reconhecendo hábitos e normas. Socialização, independência no comportamento (localizar-se no ambiente, conhecer as pessoas de convívio diário, controlar as emoções e sentimentos aceitando a ausência dos pais durante o período que permanece na escola).
# Identificar e classificar através de comparações. Órgãos do sentido: tamanho, cor, forma, posição, espessura, maior, menor.
# Identificar e diferenciar os fenômenos da natureza. Fenômenos da natureza: chuva, sol, vento, nuvem...
# Identificar e diferenciar semelhanças e diferenças entre os animais. Tipos de animais.
os pequenos músculos (rasgar, picotar, estalar dedos). Atividades motoras finas.
# Reconhecer o valor das amizades, desenvolvendo assim a participação no grupo que ajuda a controlar a ausência dos pais acostumando a criança na permanência na escola. Interpretação e socialização.
# Expressar pensamentos em sequencia lógica, acompanhando ritmos, comparando cores, etc. Atividades sensoriais, sequência lógica.
# Desenvolver a atenção, a discriminação visual, através de desenhos, tempo e outros materiais disponíveis. Relação visual.
# Identificar sabores, comparando-os em doce, salgado, azedo, amargo. Relação gustativa.
# Reconhecer objetos por meio de sensações táteis, evocando a memória e a imaginação. Relação tátil.
# Desenvolver através de brincadeiras de relação tátil, o senso de pesado, leve, grande e pequeno. Tamanho e peso.
# Identificar e imitar objetos e animais, ou pessoas existentes no meio. Jogos de imitação.
# Descobrir semelhanças e diferenças entre as diferentes formas geométricas. Formas geométricas.
# Desenvolver o senso auditivo, discriminando vários tipos de sons e ritmos. Audição.
# Reconhecer o ambiente em sua volta, identificando suas dependências. Percepção visual.
# Identificar as estações do ano, relacionando com acontecimentos referentes a cada um;
# Desenhar e escrever do jeito que a criança sabe.
Diferenciar desenhos da escrita. Estações do ano.
# Conhecer as cores primárias, (azul, vermelho, amarelo). Cores primárias.
Ajuntar / separar, abrir / fechar, encaixar os objetos.
# Conceituar: maior/menor, grosso/fino, cheio/vazio, áspero/liso, duro/mole, quente/ frio, dentro/fora, depressa/devagar, rápido/lento, alto/baixo, leve/pesado, etc. Tamanho, cor, forma, posição, espessura, comprimento.
# Comparar seres e objetos colocando-os em ordem e graduando-os de acordo com suas diferenças.
# Desenvolver a criatividade (inventando histórias, dramatizando, fazendo construções, pintando, desenhando, dançando, cantando). Classificação e seriação.

Eliane Reis Pera

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